
A ocorrência de metástase é a causa da morte de dois entre três pacientes com câncer. Identificar moléculas e genes que estão associados a este processo e esclarecer o seu papel são importantes para o desenvolvimento de novos métodos para o diagnóstico precoce, avaliação prognóstica e padronização de novas estratégias terapêuticas.
Recentemente, pensava-se que não existiam vasos linfáticos dentro das massas tumorais, devido ao pouco conhecimento sobre linfangiogênese, que é o processo de formação destes vasos. Hoje se sabe que a metástase pelos vasos linfáticos é a principal via de disseminação de tumores, sendo a rota preferencial em muitos tipos de câncer.
O entendimento da linfangiogênese, das vias de sinalização moleculares e dos fatores de crescimento que induzem e controlam este processo, como por exemplo, o VEGF-C, são essenciais para restringir a disseminação metastática tumoral e têm se tornado alvos terapêuticos importantes no tratamento do câncer.
Nosso trabalho justifica-se de grande importância, por ser uma forma de incentivo aos profissionais da área oncológica em introduzir a detecção do VEGF-C na prevenção da disseminação tumoral, desenvolver novas drogas e tratamentos para o câncer.